Existe vida fora da cozinha

Quando pensamos em um profissional de cozinha logo nos deparamos com aquela rotina sem vida social, presa à cozinha, trabalho árduo. Sim isso existe mas de alguns anos atrás para cá, diversos chefs têm se aventurado em outras “praias” e nelas, conseguindo êxitos maiores que a própria vida entre panelas.

downloadNa década dos anos 80, alguns chefs se aventuraram na TV, com participações em quadros de programas matutinos conhecemos diversos cozinheiros. Ofélia Anunciato, Etty Fraser, Jeff Smith foram os precursores do que hoje é uma febre. Mesmo voltados para a dona de casa, esses programas viajavam em receitas familiares como um simples pudim de leite ate chegar ao clássico faisão. Como não lembrar desta época da assistente de Ofélia, a Cidinha Santiago. Os anos passaram e os programas foram evoluindo para estúdios modernos, patrocinadores e chefs cada vez mais estrelados, celebridades. Os realitys são mais comuns e atraem cozinheiros e aficionados pela gastronomia, mesmo não sendo cozinheiros.

download (1)Paralelamente os chefs também começaram a circular no meio literário, antes eram coleções enormes de livros, volumes de inúmeras páginas, quase uma Barsa, verdadeiros clássicos. Na verdade isso não é recente, os livros escritos por famosos chefs datam de séculos passados, Vattel, Carême, Escofier deixaram obras de passaram os anos. Paul Bocuse, Pierre e Jean Troisgros também escreveram livros que se tornariam obrigatórios na biblioteca de qualquer cozinheiro. Eu mesmo tenho uma obra prima editado em 1923 de Marthe Distel (fundadora da escola Le Cordon Bleu). Mais recente, os livros deixaram de ser técnicos e passaram a abordar temas mais populares, mais acessíveis. Receitas práticas, as “100 dicas”, manual de cozinha caseira se tornaram os títulos mais comuns. Hoje há uma explosão de livros nas prateleiras em sessões especificas nas livrarias, quem sabe você encontra um bem legal, com o titulo de “Casa de Farinha – Fabrica de Sonhos” do autor que aqui vos escreve.

cook upO cinema já abordou temas relativos à cozinha. Clássicos e emocionantes como ”100 passos de um sonho”, “Pegando Fogo” e “Os sabores do Palácio”, românticos “Chocolate”, divertidos “Chef” e até com pitadas de ação, leia-se por ”Cook Up a Storm” (filme chinês sem titulo no Brasil). Nos canais pagos de Tv encontramos chefs de desbravam o mundo com uma insaciável vontade de descobrir remotos tipo de culinária. Nomes como Jock Zonfrillo, Giuseppe Gerndino, viajam aos quatro cantos do mundo apresentando incríveis descobertas. Por muitas vezes tínhamos que fechar os olhos por conta de iguarias que eram degustadas por eles, dignos de embrulhar o estômago.

images

Porem o que mais tem atraído o publico no momento são os documentários. Chefs famosos são estrelas de séries e documentários de gastronomia onde conhecemos um outro lado do cozinheiro que está atrás da boqueta. A NETFLIX nos oferece mais de 20 documentários ou séries que enchem a boca e o olhos, com os relatos emocionantes de Gaggan Anand e Grant Achatz na série CHEF’S TABLE. Os chefs alí estavam nus, sem seus dólmãs para blindá-los, assim pudemos ver a pessoa física que ali existe, com medos e angustias comuns entre os cozinheiros, diferente do glamour que o publico imagina só existir neste meio. Alguns mostram também suas excentricidades, por exemplo o Chef Magnus Nilsson ou genialidades como Jordi Roca. A série foi um sucesso e seguiu por 5 temporadas revelando chefs pouco conhecidos mas com uma obra incrível. Por outro lado encontramos cenas divertidas do programa Ugly Delicious apresentado pelos Chefs David Chang e Peter Meehan, literalmente dois lunáticos explorando a mistura de diversas cozinhas pelo mundo

O mais recente documentário exibido na Tv foi lançado no canal GNT com o titulo CLAUDE – Além da Cozinha. O Chef Claude Troisgros é um velho conhecido das telas nos programas apresentados por ele no mesmo canal. Sua personalidade descontraída é uma marca, sempre acompanhada por seu fiel escudeiro João Batista. Mas um lado pouco conhecido, mais humano e fora dos holofotes é revelado neste documentário. Um apaixonado por motocicletas, Claude transformou suas viagens de férias em uma jornada pelo Rio São Francisco descobrindo o lado mais humilde e rico que esta região possui. Onde encontramos uma gastronomia peculiar, o chef conheceu pessoas e historias, impossível não perceber a humanidade nele e no lugar.

 

 

Tudo isso não acaba por aqui, mais livros virão. Pesquisas, resgates de culturas e manifestações gastronômicas. Em outubro passado o Chef René Redzepi lançou o livro “The Noma Guide to Fermentation”(Ed. Artisan) onde revela mais de 10 anos de pesquisas na cozinha do premiado restaurante Noma. Novas séries estão por vir também ou foram à pouco lançados. A Netflix lançou o programa The Final Table onde chefs de vários países disputam em sistema de eliminatórias qual nação tem mais expertise.

Então já sabe, ficar atento e saber que os chefs estão aprontando, descobrindo vida dentro e fora da cozinha…