Que não é o que não pode ser

Muita gente me pergunta se na Academia de Chefs são  ministrados cursos de “comida saudável” ou “FIT”. Mas o que é realmente uma comida saudável?

A indústria que mais abusa das nomenclaturas para ganhar mercado e publico é a alimentícia. Muitos produtos trocam a embalagem e acrescentam algum termo: POWER, SUPRA, HIGH, quando na verdade pouco foram modificados. Acompanhando esta linha surgiram os termos “gourmet”, “FIT”, “low carb”. Até termos técnicos clássicos na cozinha profissional estão aderindo estas mudanças, o “confit” agora é “slow cooking”.aud

Mas vamos aprofundar esta leitura.

Uma comida saudável requer produtos livres de agrotóxicos, com boa higienização, preparados em ambientes minimamente livres de contaminantes, manipuladores preparados, armazenamento correto, transporte, regeneração e local para o consumo. Simples assim? SIM ! Outra coisa, muitos nutricionistas que não adotaram o uso abusivo destes termos que já citamos  acreditam que uma comida saudável inclui carne vermelha, carboidratos, açúcares, ovos, temperos, lactose e muitos outras propriedades que um alimento pode conter. Na onda descontrolada da busca pela comida saudável muita gente “adquire” intolerância à lactose, viram celíacos sem mesmo clinicamente serem portadores destes distúrbios.

Vamos voltar aos nossos antepassados não muito distantes. Nossos avós em media viveram ou ainda aqueles que estão vivos com mais de oitenta, noventa anos. A dieta deles tinham porco, banha, milho, farinha de trigo e mandioca, leite in natura (não pasteurizados), hoje esses alimentos seriam colocados no rol dos vilões da “vida saudável” e atacados diariamente pelos seguidores do novo perfil da alimentação mundial.

nutrição_estetica

Comer equilibradamente, três refeições principais seguindo um ditado popular “Tome café da manhã como um Rei, almoce como um Príncipe e jante como um Mendigo”, faça lanches com frutas, chás, cereais nos intervalos das refeições, hidrate-se e FAÇA EXERCÌCIOS !!!

kghhjPermita-se ter o dia do “podrão” (sair da dieta com moderação), não vire refém de uma ideologia de massa ou da indústria. O chef de cozinha Adiney Calixto (@gastrologo_ney_oficial) me disse uma vez que pediram para tirar tanta coisa da comida (açúcar, lactose, carboidrato) que ele quase serviu gelo.

Então reflita, comer bem e de forma saudável é retirar tudo ou comer equilibradamente ?

Segue um bom exemplo de uma refeição equilibrada

prato_equilibrado _3_P_ok

Fonte:
http://www.blogdasaude.com.br

http://www.conquistesuavida.com.br