Manda quem pode…

Sim chef !!!

Vincenco_Campi-CucinaEsta resposta é tão comum dentro da cozinha que acabou virando um jargão dos cozinheiros e chama a atenção para quem assiste ou se interessa pela gastronomia.

Até o século 19, a cozinha era vista como uma área sem organização, todos cozinhavam, todos falavam, uma “terra sem lei”. Mas a partir do célebre chef Auguste Escoffier, um ex-cozinheiro das forças armadas da França, a bagunça que ali existia, se resolveria com hierarquia na cozinha. Inicialmente foi implantada na década de 1890 nos hotéis Savoy London, Paris Ritz e London Carlton. Dentro da cozinha foram criadas “praças” ou estações onde víamos quem era o responsável e qual atribuição lhe competia. Involuntariamente criou-se um plano de carreira, onde quem almejava o cargo de chef de cozinha saberia quais postos precisaria antes passar.

Não vou ficar contando que todos já sabem, sobre o Chef de Ciusine, Sous-Chef, Chef de Partie e outros que ali trabalham.

Food-Fight-Hunter-ValleyVoltamos a falar de hierarquia mas de uma outra ótica: “manda quem pode, obedece quem tem juízo.”

Todos que entram em uma faculdade de gastronomia na sua maioria, sonham em ser CHEF mas esquecem que é uma carreira, um longo caminho a ser percorrido e conquistado. Impor não os levará à nada e mais, criam neles um perfil de profissional mal preparado para estar dentro de uma equipe.Gordon-ramsay

Quando se forma em gastronomia, você é um cozinheiro. Quando entra em um restaurante para trabalhar,  continua sendo um cozinheiro. Todos ali dentro são cozinheiros porem, alguns comandam e outros obedecem. Tenho visto recentemente casos de cozinheiros que acham que o chef é igual à ele. Não, não é mesmo. Além de mais experiente, ele é o comandante da cozinha. Vamos esquecer os gritos dos chefs como Gordon Ramsay e Marco-Pierre White, quando falo “mandar” é uma ordem igual a dada pelo gerente da loja de sapatos, pelo chef do escritório, há a subordinação e dentro da cozinha não seria diferente.

Independente da idade ou da experiência, quem o ocupa um cargo de chefia dentro da cozinha merece e deve ser respeitado. Todos àqueles que estão abaixo da sua linha hierárquica seguem seus comandos.

web25_Hells_Kitchen_2017_Puntata_01_Duello_Carlo_Cracco_Andrea_A

Lembram de Rubinho Barrichello cedendo a vitória de uma corrida para Michael Shumacher na última curva ? Foi dada a ordem, manda quem pode, obedece quem tem juízo.

 

Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br

https://chitchatbabel.wordpress.com