ESTENDENDO A MÃO COM RESPONSABILIDADE

Ouvimos muito dentro no meio gastronômico o termo “consultoria”. Este termo, segundo Dicionário Aurélio, significa: 1 –  Ato ou efeito de dar consulta ou conselho. 2 – Atividade ou cargo de consultor ou de quem dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade.img2017751863

Recentemente parei para olhar o enorme portfólio nas redes sociais de consultorias na área de gastronomia e sinceramente me assustei. Quando um empresário contrata uma consultoria em qualquer segmento, ele busca um especialista que possa lhe mostrar “o caminho das pedras” para que seu empreendimento gere lucros e se fortaleça no mercado. Porem, falando de gastronomia, pegar receita na internet e sair com o peito aberto dizendo que é consultor em gastronomia, menos…..

O recém portador de diploma detém qual experiência de mercado para indicar a melhor estratégia empresarial para direcionar uma empresa ? A consultoria para um restaurante não fica resumido à digitar em uma folha de papel, uma lista de pratos e considera-lo como um menu. Sempre falei aos meus alunos, enquanto professor universitário, da necessidade da formação de experiência de mercado para você assinar um menu, assumir uma gerencia executiva de uma cozinha, ser um consultor. Da forma que vejo, o que temos por aí são “palpiteiros” e não consultores.

financas-empresariais-750x320Ao assumir o direcionamento de um restaurante, por exemplo, o dito consultor deve atentar à diversos aspectos. Posicionamento da empresa no mercado, concorrência, tendências, o que o empreendimento precisa dentro das suas deficiências, exaltar suas qualidades, quantificar e qualificar equipe, planejamento financeiros, curva de mercado, investimentos, ajustes, fornecedores, linhas de negócios, estratégias. Deu para perceber ???

Como já citei, listar duas dúzias de receitas em uma folha de papel não é consultoria, são necessários diversos fatores para chegar a hora de imprimir este menu. Perfil daquele restaurante, perfil dos seus clientes, sazonalidade dos insumos, fator de compra e venda, fornecedores primários e secundários. Diversas variantes circundam uma única receita mas na pressa de fazer o negocio gerar lucro, o empresário digita no Google a palavra mágica “consultoria” e uma lista de Midas aparece na sua frente. Pronto: a receita do sucesso está nas mãos.culinary-rectangle

Formação, capacitação, atualização, linguagem, são requisitos mínimos e necessários para que um profissional na área de gastronomia saia por ai dizendo que é um consultor. Lembre-se que um empreendimento custou muito dinheiro e pertence à outros, não está disponível para ser usado como meio de divulgação para sua vaidade.

Fica a dica.