Fora do mapa !

5469807791_74c3f0c92f_oEmbora a maioria das grandes cidades do mundo figurarem nas listas dos principais centros detentores dos melhores restaurantes,  estas cidades reservam gratas surpresas com uma gastronomia denominada “FORA DO MAPA”.

Muitos dos principais chefs do mundo quando fazem seus tours em outros países buscam conhecer culinárias novas, longe dos restaurantes renomados ou estrelados. Não é à toa que nomes como Gaggan Anand (India), Massimo Bottura (Itália), Jock Zonfrillo (Austrtália) em suas passagens pelo Brasil, visitaram mercados e pequenos restaurantes. Nestes lugares estão guardados segredos culinários que os chefs buscam descobrir, e a partir destas experiências, incorporarem em seus cardápios, as novidades que conheceram em suas viagens.

Algumas cidades irei mostrar através das minhas viagens nos últimos dois anos.

LSem títuloefvvima (Perú) – Lá encontramos o Restaurante Central, o numero 1 da América Latina, porém caminhando pelas ruas de Miraflores, bairro da capital peruana, me deparei com o Restaurante Delfino Mar, um lugar pequeno mas com um cardápio incrível. Ceviches, sopas e pescados estão entre suas especialidades. Pelas ruas de Lima encontrei diversas lanchonete com cardápios simples porem cheios de sabores, característica da culinária peruana.

oToronto (Canadá) – Em maio, tomei como destino a cidade canadense mais visitada, seja pela arquitetura, seus pontos turísticos, atividades culturais. Mas ao chegar em uma manhã fria e chuvosa, logo precisei achar um bom lugar para comer e ai onde as surpresas que a cidade reservava, começaram a surgir. A primeira refeição foi no Santouka Ramen, um pequeno restaurante japonês de Lamén (o nosso miojo). Posso Garantir, o melhor de Toronto !!!Sem título
Um dia depois fui em busca de um Burger digno de troféu e seguindo uma indicação do pessoal do hotel, encarei o Hidden Burger. Valeu mesmo a dica pois o lugar é muito legal, localizado em um dos lugares mais movimentados de Toronto. A minha escolha foi um combo com Burger de cordeiro, fritas e coxas de frango. Adeus dieta.

IMG_2276São Paulo (Brasil) – A terra da garôa tem muito o que mostrar. Para os corajosos podemos degustar um churrasco grego na região do Mercado Municipal juntamente com os pasteis do Hocca Bar. Os botecos do Bixiga ou Mooca são convidativos com seus bares e petiscos mas na ultima ida à São Paulo fui surpreendido com um Burger degustado no Memorial da América Latina. O “Zé do Hamburger”, sim é assim mesmo o nome, fugindo dos títulos americanizados, o Zé merece uma medalha de ouro no quesito sabor e custo beneficio. O Burger James Dean é perfeito, até banguelo come. Pão e carne macios, bacon crocante, maionese super temperada. Preciso voltar lá !!!

Qualquer lugar que você for, tenha certeza que escondida na rua de trás daquela famosa que você pensava em comer, irá encontrar um lugar menor, mais atrativo, mais autentico. Como já disse, os grandes chefs buscam isso, encontrar em lugares assim, os truques e temperos que faltavam em suas cozinhas.

x20140718110724-72413-2.jpg.pagespeed.ic.dTyD5v85Oh

Com um pouco de calma podemos encontrar lugares incríveis pare degustar ótima gastronomia “fora do mapa”. Feitos com alma por desconhecidos, com sabores que ficam na memória.

Joguem fora seus guias, siga o cheiro.