Meu Miojo Favorito

Kit de sobrevivência dos solteiros, cozinha de ultima hora, salva-vidas, o Lámen, Rámen, ou Miojo esteve ou está presente no cardápio ode muita gente, porem pouco sabemos sobre sua origem e por isso, esse prato sofre discriminação.

Sua origem não é identificada, feita à base de farinha e ovos, o Lamen (que significa caldo quente com macarrão) tornou-se uma marca da culinária japonesa, embora seja atribuída a sua criação aos cozinheiros chineses. Ao longo dos séculos essa comida de preparação rápida ganhou espaço e durante a segunda guerra mundial ficou popular, sendo uma alternativa barata por usar ingredientes de baixo custo e elevado poder nutricional.

As famílias japonesas tinham suas próprias receitas, sendo que hoje o Lamen identificado por categorias: primeiro pelo tipo do caldo: (dashi) em Shio (sal), Shoyu (molho de soja), Miso (pasta de soja e arroz fermentados), divididos em Industrializados ou Naturais. Depois precisamos separa-los pela leveza do caldo: KOTTERI (Pesado/ Rico) e ASSARI (Leve/ Simples). Os caldos do tipo kotteri são grossos, gelatinosos e geralmente opacos devido a emulsificação da gordura, mineral e proteínas obtidas pelo longo tempo de cocção. Os caldos do tipo assari são finos e claros, geralmente com mais presença de legumes, algas e peixes ou obtidos através de ossos com cocções mais lentas e em baixa temperatura.

Mas cada cozinheiro cria seu equilíbrio e como dar o sabor único que cada receita possui. O chef Ivan Orkin, americano que ganhou notoriedade produzindo um dos melhores Lamen do Japão, mercado conservador e clássico. Suas receitas tiveram como base o melhor aproveitamento do cozimento dos caldos, equilíbrios dos ingredientes e inovações. Hoje Orkin é um dos chefs destacados na nova temporada da série da Netflix: Chefs Tabble.

Em 1958, Momofuku Ando nascido em Taiwan cria o macarrão instantâneo, que se tornaria o ícone da culinária japonesa no mundo, chegando inclusive a ser consumido na Estação Espacial por astronautas.  Sua empresa ao longo dos anos foi se fortificando e passou a ser líder mundial no setor alimentício. Dizem estudos que um entre quatro pessoas no mundo já consumiu um pote de macarrão instantâneo.

Como já dissemos esta receita ou um pequeno pacote de macarrão instantâneo (o nosso Miojo) encontra-se dentro das dispensas de muitas casas e é a salvação dos cozinheiros solitários que buscam uma alimentação rápida.  Hoje vamos ensinar à preparar uma nova forma de preparar esta macarrão, dando sofisticação e quem sabe, lhe dar uma opção de jantar para receber amigos ou criar um clima perfeito para encantar o(a) namorado(a).

 

Shoyu Ramen
Ingredientes:
1/3 talo de salsão cortado em rodelas finas
Tiras de lombo suíno
1 pacote de macarrão instantâneo
1/3 xicara de repolho roxo em tiras
1/3 talo de alho poró picado
1/4 xicara de pimentao verde picado
1/3 xicara de cenoura cortado em rodelas finas
1/3 cebola roxa cortada em tiras
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de Sake
1 colheres (sopa) de Óleo de Gergelim
Pimenta do reino a gosto

Ingredientes do Caldo:
3 xícaras (chá) de água
2 colheres (sopa) de Shoyu
1 colher (sopa) de pasta de Missô
1 tablete de caldo de legumes

Montagem:
Cebolinha picada a gosto
Ovo cozido cortado ao meio a gosto
Tomate cereja cortado ao meio a gosto

Modo de preparo:
Grelhe as tiras de lombo suíno temperadas com sal e pimenta no óleo e reserve. Na mesma frigideira, refogue o alho, ceboura, repolho, alho poró, salsão e cebola roxa ate ficarem macias, acrescente o sakê e flambe, reserve também.

Para o caldo dissolva o tablete de legumes na água com o shoyu, depois acrescente a pasta de missõ, deixe ferver e reserva aquecido. Cozinhe o macarrão em agua fervente conforme instruções do fabricante e escorra.
Em uma cumbuca grande e funda, disponha o macarrão ainda quente no centro, ao redor, coloque de um lado os refogados, do outro o ovo cozido cortado no meio e adicione o caldo quente. Finalize com cebolinha, os tomate cereja e sirva imediatamente.
Utilize hashi e uma colher concha para se beber o caldo.

Fonte: http://www.japaoemfoco.com

http://gastrolandia.com.br/