Eu tenho a força !

Cultuado na ultima década como fonte de energia para atletas e adeptos da alimentação saudável, o açaí tornou-se uma estrela nos cardápios de 10 entre 10 lanchonetes pelo país. Graças às suas propriedades energéticas e nutricionais, o seu consumo tem chamado a atenção de especialistas e do publico geral.

De origem na América do Sul, o “yasa’i” tradução da língua tupi ”fruto que chora”, a fruta é um alimento muito importante na dieta dos nortistas do Brasil, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa. Os estados do Pará e Amazonas, no Brasil, são os maiores produtores da fruta, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial. O barro é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, sendo apreciada em várias regiões do Brasil e do mundo.

ac3a7ac3adO açaí é rico em vitamina, Ômega-6 e Ômega-9, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea. Atua contra a velhice precoce e vários problemas cardíacos. Ajuda no combate ao câncer por possuir ácido oleico, retardando assim o desenvolvimento de tumores e contribuindo na destruição das células cancerígenas. Tambem previne a osteoporose, pois é um alimento rico em cálcio e potássio. Tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais. Ele uma excelente fonte de fibras, quantidade suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome, ajudando nas dietas. Porém o açaí é rico em carboidratos, o que não ajuda aqueles que desejam emagrecer.

Com toda essa propaganda sobre o açaí, o chefs de cozinha não deixaria de olhá-lo com simpatia, uma vez que seu sabor e textura únicos, seriam um atrativo ingrediente em suas receitas. Chefs como Alex Atala e o mago espanhol Ferran Adrià, se renderam ao potencial da fruta e lançaram em seus menus premiados receitas que iram surpreender qualquer pobre mortal.

1430330347_315355_1430330873_sumario_grande receita-torta-de-castanha-dom

Da forma mais tradicional, uma espécie de mingau com bolinha de tapioca, servido no Mercado Vero-o-peso em Belém, até espumas de gastronomia molecular adotada por restaurantes 3 estrelas Michelin, sem esquecer da tigela com granola, mel e banana, o açaí dificilmente sairá de foco e do paladar.

Para se entregar ao aroma, sabor e propriedades desta fruta, apresentamos duas boas receita

Tilápia com molho de açaí, purê de macaxeira e granola salgadapeixe_açai_2

Molho de açaí
1/2 xíc. de vinho tinto seco
1/2 xíc. de caldo de legumes
200g de polpa de açaí
1 1/2 colher de açúcar demerara (ou branco)
1/4 de cebola roxa (ou 1/2 cebola roxa bem pequena)
1/2 colher de maizena diluída em vinho tinto
Pimenta-do-reino e sal à gosto
Em uma panela pequena misture o vinho, o caldo de legumes e a cebola picada e deixe reduzir até a metade do volume inicial. Quando reduzir, acrescente a polpa de açaí descongelada. Ferva em fogo médio/baixo por cerca de 10 minutos. Bata com um mixer, e para um molho mais liso, passe por uma peneira de malha fina. Volte com o molho para a panela, acrescente o açúcar, e tempere com pimenta-do-reino e sal à gosto. Quando o açúcar dissolver, acrescente a maizena (já dissolvida com um pouco de vinho) e misture vigorosamente para não empelotar. Deixe engrossar um pouco e reserve. Dica: Caso fique muito grosso e você não tenha mais polpa de açaí, acrescente um pouco de água ou vinho rindo até atingir a textura desejada.

Purê de macaxeira
½kg de Macaxeira
200ml Leite
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta branca a gosto
Manteiga (opcional)
Cozinhe a macaxeira até que ela fique super macia. Enquanto ainda estiver quente, passe pelo espremedor de batata. Leve ao fogo em uma panela e acrescente um pouco de leite. Tempere com sal, noz moscada e um pouquinho de pimenta branca. Junte também um pouquinho de manteiga e misture bem para incorporar tudo. Dica: Acrescente o leite aos poucos, assim você chega na textura desejada sem correr o risco do purê ficar muito mole.
Peixe:
2 Filés de tilápia
Sal, Pimenta do reino a gosto
1/4 xic. De suco de limão
25g Farinha de trigo
Azeite a gosto
Tempere os peixes com sal, pimenta e um pouco de suco de limão. Coloque um generoso fio de azeite (não use o extra virgem) em uma frigideira e deixe aquecer. Espalhe um pouco de farinha de trigo em um prato e “empane” o filé de peixe e coloque diretamente na panela que já deve estar bem quente. Faça o mesmo com os outros filés, empanando sempre de um a um e colocando diretamente na frigideira. Doure dos dois lados e sirva logo em seguida. Caso esteja fazendo uma quantidade maior, após fritar, coloque os filés no forno pré aquecido a 50-100 graus para manta-los aquecidos. Sirva o peixe com o purê de macaxeira, o molho de açaí e por cima um pouco da Granola salgada. Se desejar, decore um raminho de tomilho.

 

Pavê de Açaí e Brigadeiropavebrigadeiro

Ingredientes
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de achocolatado
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de granulado
12 bolachas de maisena
4 bolas de creme de açaí
4 bolas de sorvete de creme

Modo de preparo
Em uma panela junte o leite condensado, o achocolatado e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Reserve até esfriar e misture o granulado. Quebre um pouco a bolacha de maisena e reserve. Em quatro taças médias distribua metade do brigadeiro, espalhe metade das bolachas de maisena, 2 bolas de açaí e 2 bolas de sorvete de creme. Pressione com as costas de uma colher. Repita o processo e finalize a taça com o restante dos ingredientes batidos. Polvilhe granulado e leve ao freezer por 30 minutos. Sirva em seguida.

 

Fonte: http://www.guiadasemana.com.br

http://www.treinomestre.com.br

http://www.umapitanganacozinha.com