California Dreams

la-jolla-beach-san-diego-770Imagine este lugar: um domingo, sol, mar, calor, boa comida, amigos, surf. Poderíamos estar descrevendo qualquer praia brasileira, mas na verdade estamos falando da Califórnia e suas praias. Este elo de ligação entre Brasil e Estados Unidos é muito forte. Não temos como negar que brazucas e gringos têm o mesmo hábito nos finais de semana.

 

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o litoral californiano e suas delícias.

O litoral oeste americano, banhado pelo Oceano Pacífico possui praias de areias brancas e mar apropriado para a prática de esportes idênticos às praias brasileiras e entre estes esportes podemos citar o surf e volei de praia. Nos finais de semana estas praias são ocupadas por nativos e turistas. Assim a alimentação se torna um segmento bastante explorado e as variedades são enormes.

image[3]  image[2]   image

food_la_playa_taco_shopUm dos primeiros aspectos que temos que diferenciar das praias brasileiras, é a proibição do consumo nas areias. Barracas de praia não existem, assim encontraremos o que comer em bares e restaurantes na orla da costa. Pela proximidade entre os países, há uma grande mistura de pratos mexicanos e americanos. Um dos pratos mais consumidos nos bares locais é o California Burrito, feito com batata frita, steak, queijo e guacamole. Ícone da gastronomia americana, o Burger não deixaria de estar presente, dos mais diversos sabores e logicamente, tamanhos. A comida mexicana é presente, tacos, sorvetes, tequila e cocktails, lembrando que a Lei Seca nos EUA é mais rígida. Outras iguarias também são encontradas nas praias da costa oeste. O King Crab (caranguejo gigante), frutos do mar e peixes. Para dar um pouco de sofisticação, é comum o consumo de vinhos refrescantes da zona vinícola da Califórnia.

edu gomes 1Edu Gomes é um brazuca em terras do Tio Sam, morando em San Diego onde estuda gastronomia na San Diego Continuing Education e trabalha no Samba Brazilian Cuisine divulgando a gastronomia brasileira. Entre suas preparações mais conhecidas está a Tapioca de Açaí. Eu ja escrevi sobre a aventura do Edu nos EUA (leia aqui). Segundo ele, existem muitas opções nas praias, para todos os gostos. Curiosamente ele relata o consumo de café nas praias, algo até inusitado para as praias brasileiras.

acai edu

Tapioca de Açaí – Chef Edu Gomes

Não há como não se sentir em casa. Estar no litoral da california é como estar no litoral brasileiro, sol, comida e diversão.

 

 

 

 

Alguns dos mais conhecidos e renomados restaurantes da costa de San Diego:

Então, para todos os gostos, tribos e bolsos, um passeio nas praias americanas é certamente uma aventura gastronômica muito interessante e que deve está presente no roteiro dos apaixonados pela boa comida e diversão. Arrume suas malas e devore este litoral.

san-diego-restaurants   hodads hodadies

Colaborou com a criação deste post, Eduardo Gomes Lima (instagram: @edugomeslima)

Fonte: TripAdvisor