Da pedra e palha ao conceito.

© Copyright 2010 CorbisCorporationVoce já parou para reparar que em uma bela preparação culinária, além do sabor, aroma, cor, onde tudo isso repousa tambem é planejado pelo chef de cozinha ?

Pois isso é verdade. Além de todos os ingredientes com qualidade extrema que um chef utiliza em suas preparações, as pratos sempre tirevam um cuidado na sua escolha e hoje está cada vez mais evidenciado com a nova linha de criação que a cozinha no mundo inteiro passa. Mas não pense que sempre foi assim.

O Homem desde que começou a transformar sua comida através do fogo, foi também adaptando como comer. Não imagine um prato parecido com o que temos hoje, eram pedaços de madeira ou pedra, cascas de arvores ou pele de animais. Os Egípcios desenvolveram a cerâmica e a fundição, amostras de peças feitas em cobre provam isso. Depois a Europa com Romanos e Gregos, isso se desenvolvendo por todo o mundo. No oriente também foram encontrados pratos feitos em marfim, cascas de ostras e na China, a porcelana.

prato de cerâmica decorado caçador, lebre, cão, leopardo e peixe. 6a. Dinastia antigo-prato-decorativo-de-madeira-trabalhada-2615-12661-MLB20063268254_032014-O Solskin-Design-utensílios-descartáveis

Na era Medieval, quando a gastronomia passou a ser tratada com mais requinte, o homem já havia desenvolvido técnicas de fabricação de peças em porcelana, ornamentadas. Muitas destas louças, refletiam a excentricidade de uma monarquia, famílias aristocratas ou ricos.img_0183

Fazendo uma ponte aérea para os dias atuais, a gastronomia mudou conceitos de preparações, cocções, cortes e mesclas de sabores. Dentro destas transformações os pratos, as louças também sofreriam mudanças e muitas destas mudanças, estão ganhando destaque, alguns chefs são reconhecidos por sua ousadia na forma de apresentar um novo prato.

Materiais como Pedras, Madeiras, Vidros. O retorno do uso de palhas, cascos estão sendo aplicados cada vez mais e ganhando admiradores. Entre os mais importantes chefs do mundo, muitos aderiram à este conceito. Dan Barber, René Redzepi, Joan Roca, Massimo Bottura. Aqui no Brasil, os chefs Alex Atala, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira não fugiram desta tendência e apresentam seus conceituados cardápios em bases ditas “não convencionais”.

images blenheim-farm-salad_2000x1500 11bluehill-symonds-slide-F3FL-jumbo 10

A pesquisa em relação ao desenvolvimento de louças de levam os conceitos dos chefs na sua criação vem crescendo e pessoas especializadas aparecem. Em São Paulo, a ceramista Hideko Honma (clique aqui) conquistou a preferência de importantes chefs.

timthumb

O importante é obter uma harmonia entre comida e louça. Hoje o conjunto é muito mais valorizado. As cores escolhidas dos ingredientes irão combinar com a base onde ele estão dispostos. Equilíbrio e conceito devem estar presentes e mais do que nunca, dentro desde casamentos, podermos identificar o estilo do chef pelo sabor e apresentação.