O MUNDO “GOURMETIZADO”

O que o termo “Gourmet” pode ter a ver com sua empresa  A disseminação da cultura gastronômica e paralelamente a popularização de receitas clássicas, fez surgir indiscriminadamente o uso do termo Gourmet. É brigadeiro, macarrão, sopa e pasmem, até ração animal.

Para muita gente, no entanto, ainda é pouco compreensível o realmente significa esta palavra. Por isso, vou analisar um pouco o que significa a palavra gourmet:

– Dicionário Michaelis – Gourmet = gastrônomo, ou seja, “pessoa que aprecia os bons pratos e procura os maiores prazeres da mesa.”

– Wikipedia – “Gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que estejam associados à ideia de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias.”

-Gourmet ou Gourmand – Os dois termos tem significados muito similares. Interessante a definição do Dicionário Etimológico On-line: “O gourmand é reconhecido pelo prazer em comer, já o gourmet é um conhecedor de comidas e bebidas.”

Assim sendo, o termo gourmet está muito ligado às atividades de apreciar a comida e a bebida, prezar pelo refinamento de ingredientes, buscar uma composição de sabores única, ver culinária como arte e cultura.FELIZ-COM-A-VIDA-gourmetização-940x671 (1)

Já ouvi um comparativo dizendo que a diferença entre comida e comida “gourmet” está no preço diferenciado e no tolo que paga caro por um mesmo produto. Seria como pagar €43 em uma xícara de café com um croissant sentado à Champs-Élysées e comer a mesma coisa pagando €16 em uma quadra atrás.

O que vemos é o uso indiscriminado do termo para qualificar um produto antes da venda e do seu consumo. Um imposto certificado de qualidade e competência apenas pela imagem, porque na grande maioria das vezes, na primeira mordida ou garfada, percebemos que estamos trocando gato por lebre.

A febre das feirinhas gastronômicas ajudou mais ainda a “gourmetização” de receitas que de gourmet não têm nada. Um bolo de ovos virou Egg Pan Cake, o churros recheado com doce de leite com granulado colorido virou Funny Churros, sem contar que o preço sobe ate três vezes porém quando analisamos friamente sua composição nada mais é que uma receita básica, um típico “feijão com arroz”. O maiores disseminadores desta cultura gourmet são os joven e recém formados cozinheiros, que em busca de um espaço e reconhecimento rápido, utilizam destes recursos para superfaturar suas preparações e trabalho. è um PLUS, MEGA, MAX, MASTER, MIX, EXTRA, SUPER em tudo. Isso sem falar nas VARANDAS GOURMET, SALAS DE ESTAR GOURMET, GARAGENS GOURMET, daqui a pouco tem SAPATO GOURMET, RELÓGIO GOURMET, PAPEL HIGIÊNICO GOURMET. Particularmente, está faltando sabor, originalidade e criatividade.

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E para você, o que é um produto ou uma pessoa gourmet?

Fonte: Maria Fernanda Lacerda Pereira.