Come on baby light my fire

flambar4 Uma das imagens mais emblemáticas relacionadas à gastronomia é aquela da panela em chamas, confesso que em certas horas, alguns chefs fazem até um charme para executar uma técnica culinária e não um show pirotécnico.
O termo Flambar vem do francês “passar pela chama” e consiste em encandecer uma bebida alcóolica dentro de uma preparação. A lenda sobre o flambado conta que ele surgiu com um descuido do chef Henri Charpentier, no final do século 19. Preparando uma sobremesa, o famoso Crepe suzette, para Edward VII, príncipe de Gales, ele se distraiu e o fogo atingiu a frigideira em que estava o doce regado com conhaque.

Diversas bebidas alcóolicas podem ser usadas, porém a mais utilizada é o conhaque, Outras bebidas como calvados, armanhaque, licor, vodca, uísque e rum, preferencialmente com 40% de teor alcoólico, podem ser aplicadas para flambar. Isso porque, em chamas, o álcool evapora, deixando apenas seu aroma e sabor acentuados no alimento. Toda vez que for usar esta técnica, o ideal é fazer somente no momento de servir.

Existem alguns cuidados que devem ser aplicados:

  • Coloque a bebida em um recipiente de louça somente com a qualidade a ser utilizada, evite usar a garrafa;
  • Nunca coloque a bebida com a panela na chama do fogão, afaste, despeje a bebida e incline para que a bebida entre em contato com o fogo;
  • Mantenha sempre o corpo afastado, preferencialmente para os iniciantes, estiquem o braço
  • Se a preparação incendiar mantenha a calma, use alguma superfície plana para abafar a panela, uma tabua de corte ou tampa de uma panela maior

images (9)Particularmente eu prefiro utilizar para flambar o blend Jack Daniel´s. Este whisky genuinamente americano da região do Tennessee, possui um sabor próprio, derivado do seu processo de fabricação, patenteado e que caracteriza sua fama de autentic american blend. Este processo resiste há mais de 1866 e utiliza uma filtr
agem através de carvão mineral, o que atribui-se o sabor único que o Jack Daniel´s possui. Ao flambar, este whisky deixa um leve sabor de caramelo além de um aroma incrível. Em diversas linhas gastronômicas podemos utilizar o Jack, cozinha quente, molhos e até confeitaria. Deixe a imaginação sóbria tomar conta…

Para agradar os paladares, segue uma receita utilizando Jack Daniel´s e Costela de Porco, uma bela harmonização em todos os aspectos.

jack-daniels-ribs-10Jack Daniels Ribs (Costelinhas ao molho de Whisky)
Ingredientes

Molho de churrasco
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
½ xícara de água
1 xicara de suco de abacaxi
¼ xícara de molho teriyaki
1 colher de sopa de molho de soja
1 ½ copo de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de suco de limão
¼ xícara de cebola branca finamente picada
100ml de Jack Daniel´s
½ xicara de abacaxi em cubos
¼ colher de chá de pimenta caiena
2 peças de costela de porco

Tempero das Costelas
1 ½ colher de chá de páprica
½ colher de chá de sal
¼ colher de chá de tomilho seco
½ colher de chá de pimenta preta moída
½ colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de cebola em pó
¼ colher de chá de sal de aipo
¼ colher de chá de pimenta caiena

Instruções
Pré-aqueça o forno a 240 graus.
Corte a cabeça de alho. Remover as camadas exteriores da pele. Coloque o alho em uma pequena louça e regue com o azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno 1 hora. Deixe esfriar.
Misture todos os temperos para temperar as costelas. Coloque as costelas em uma assadeira e coloque no forno (usar o mesmo forno que o alho está) por 2 horas.
Em seguida, faça o molho. Em uma panela média, misture a água, suco de abacaxi, molho teriyaki, molho de soja e açúcar mascavo. Deixe ferver, mexendo as vezes. Reduza o fogo.
Esprema a cabeça de alho e adicione à panela.
Adicione o suco de limão, cebola, uísque, abacaxi picado e pimenta caiena.
Deixe o molho ferver por 30 a 40 minutos, ou até reduzir pela metade. Rendimento é um copo.
Pré-aqueça o grelhador ou grill em calor elevado. Asse cada lado da costela por 3 ou 4 minutos e em seguida, regue com o molho e sirva acompanhado de purê de batatas e arroz

 

 
Fontes: http://mdemulher.abril.com.br/receitas/claudia/a-delicada-arte-de-flambar
http://spicysouthernkitchen.com/jack-daniels-ribs/