Ovo Bandido

ovosOvo Bandido !!!

Ora odiado, ora indispensável. Pois assim o ovo é tratado. Se falarmos de um ovo frito, pochè ou até mesmo cozido, muitos torcem o nariz, mas quando nos deliciamos com um delicioso bolo de chocolate, esquecemos que ali tem ovo, e como tem !
1400 AC, egípcios e chineses já utilizavam o ovo em sua alimentação. A vida em si tem ligação com o ovo, a fertilização como símbolo, o embrião, quem veio primeiro, o ovo ou a galinha ? Mas foi entre os séculos XVI e XVII que o ovo ganhou importância através da confeitaria européia.

O ovo é um dos ingredientes mais valiosos na cozinha. Sem ele, muitas receitas seriam inviáveis, pois sua qualidade de engrossar, aerar e emulsificar são fundamentais. A composição de um ovo é: casca, gema e albumina. A cor da casca pode variar de branca a marrom, o que não influi na qualidade, sabor ou valor nutricional do ovo, mas indica a raça da galinha e sua dieta. Quando o ovo é aquecido as proteínas coagulam transformando-se numa massa líquida para uma massa sólida.

receita-ovo-frito-600x300Para a preparação do ovo in natura algumas dicas são importantes:
O cozimento do ovo de forma perfeita depende do controle de temperatura (pelo termômetro de cozinha) da gema e da clara. Em água fervente leva-se apenas alguns minutos para o cozimento perfeito:

 

  • Ovo cozido Mole: Pequeno (3 min), Médio (4 min), Grande (4,5 a 5 min).
  • Ovo cozido semi-firme: Pequeno (4 min), Médio (5 a 6 min), Grande (6 a 7 min).
  • Ovo Cozido duro: Pequeno (7 min), Médio (8 a 10 min), Grande (10 a 12 min).

Vale lembrar que o consumo do ovo já foi questionado por diversas vezes nos últimos anos, faz mal ou não para a saúde ? Bem, vamos analisar seu valor nutricional:
A proteína do ovo é padrão de referência para medição de todos os outros alimentos.

  • Um ovo médio provê de 12 a 14% da quantidade diária de proteína requerida por um adulto.
  • Um ovo possui 75 calorias por unidade. O consumo médio semanal de ovos deve variar entre 3-4 unidades, de acordo com a Associação Americana do Coração.
  • Contém 13 vitaminas entre elas A, D, E e K e várias do complexo B.
  • Fonte útil de minerais P (Fósforo), Fe (Ferro) e traços de Zn (Zinco), I (Iodo), Se (Selênio).
  • Pequena quantidade de cálcio.
  • Colesterol: substância gordurosa produzida naturalmente pelo organismo e é essencial para as células, suco gástrico e hormônios; é encontrada na gema.

Para comprar ovos, observe sempre dentro da caixa e verifique se todos estão inteiros, e limpos se estiverem com manchas não leve para casa. Para saber se os ovos estão frescos coloque-os em uma bacia com água se afundarem estão bons, se boiarem é melhor conferir antes de usar.
Para guardar, os ovos frescos em temperatura ambiente são conservados por 15 dias, já refrigerados durão até 8 semanas, contando da data que foram “botados”, então como não sabemos a data que foram “botados” não devemos esperar as 8 semanas para usar.

Mas vamos para a parte polêmica deste post. Comer o ovo !
Vou sugerir duas receitas praticas com o uso do ovo como elemento principal.

Ovo BandidoIMG_8891
Ingredientes
1 ovo cru
1/4 de cebola branca
2 colheres de sopa de feijão cozido
2 colheres de sopa de milho cozido
1 colher de sopa de azeitona picada
1 xícara de folha de couve sem o talo cortada em tirinhas para refogar
1/2 xícara de folha de couve sem o talo para fazer crocante
1 fatia de tomate seco
azeite
sal
pimenta do reino

Modo de preparo
Em uma frigideira refogue a couve em azeite até murcharem, acrescente a cebola, o milho e as azeitonas. depois de bem misturadas coloque o feijão cozido com um pouco do caldo do próprio feijão, corrija o sabor com sal e pimenta do reino. Coloque toda a mistura em uma pequena louça que pode ir ao forno micro-ondas, por cima coloque o ovo cru e aqueça em potencia alta por 3 minutos. Na mesma frigideira que foi usada coloque azeite e refogue a outra porção de couve ate ficar crocante, reserve para decorar.
Ao sair do forno, finalize com o tomate seco, a couve frita e uma pitada de sal.
Suflê de Ovos e Queijoexps17466_QC10249D31D
Ingredientes
225g de cogumelos frescos, cortados
2 cebolas picadas
1 colher de sopa mais 1/2 xícara de manteiga, em cubos, dividido
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
10 ovos, ligeiramente batidos
4 xícaras queijo parmesão ralado
2 xícaras de queijo cottage

Modo de preparo
Em uma frigideira, refogue os cogumelos e cebola em uma colher de sopa de manteiga até ficar macio. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela, misture os ovos e queijos. Derreta a manteiga restante; adicionar à mistura de ovos. Misture aos ingredientes secos, juntamente com uma mistura de cogumelo. Encha forminhas untadas deixando uma margem para a massa crescer no forno. Asse em forno a 250 ° C durante 35-40 minutos ou até que uma faca inserida perto do centro sai limpa. Cuidadosamente com uma faca em torno da borda de copos, desenforme e sirva imediatamente.

Aproveite sempre com moderação.