Para onde vou ? A lista pode ajudar…

0106-eat-50_best_restaurants_in_world_620_413_100Todos os anos, o mundo da gastronomia aguarda a publicação das duas principais listas que ranqueam os melhores restaurantes do mundo. A World’s 50 Best Restaurants e o Guia Michelin. Chefs e Proprietarios de restaurantes disputam em uma competição silenciosa porem muito acirrada, o top list.
Controversas, as duas listas sempre serão criticadas por especialistas, profissionais da área e publico geral. Mas também são elogiadas pelos critérios adotados, pelas escolhas e premiações. Se fôssemos brincar com suas origens, seria uma disputa Inglaterra x França, inimigos históricos, que agora nomeiam os melhores do mundo do universo gastronômico.

michelin guiaO Guia Michelin é a mais antiga referencia de restaurantes na Europa. publicada pela primeira vez em 1900 por André Michelin, um industrial francês fundador da Compagnie Générale des Établissements Michelin, fabricante de pneus mais conhecida como Michelin. O objetivo de André era o de promover o turismo para o crescente mercado automobilístico. Sem querer a sua lista passou a indicar os melhores lugares para comer. Aos pouco foi ganhando respeito e sofisticação anos mais tarde, a mais respeitada publicação do gênero. Chamado de Guia Vermelho, o guia de referência de hotéis e restaurantes é impresso com o máximo sigilo e com tiragem desconhecida, este guia é o mais respeitado do mundo e premia os melhores restaurantes, classificando-os com estrelas (de 1 a 3) e que representam o sonho ou o pesadelo de qualquer chef. Ganhar uma estrela do guia significa a ascensão do restaurante e dos seus chefs ao passo que perder uma delas pode levar ao declínio.

Lista Michelin 2015 (clique aqui)

18_pellegrinologo.w245.h368.2xA World’s 50 Best Restaurants é uma lista produzida pela revista britânica Restaurant baseado em uma pesquisa de internacionais chefs , restaurateurs , gourmands e críticos restaurante . Além da classificação principal, lista a escolha do chef é baseada em votos dos cinquenta head chefs dos restaurantes na lista do ano anterior. A lista é compilada a partir dos votos dos “50 Melhores Restaurantes do mundo”, um grupo de 27 painéis constituídos para fazer o ranking. Para a escolha, o mapa mundi é dividido em regiões, com um presidente de cada região nomeado para o conhecimento dos reataurantes da sua parte do mundo. Pela imparcialidade dos critérios de avaliação a World’s 50 Best Restaurants ganhou rapidamente respeito, uma vez que restaurantes do mundo inteiro concorrem em iguais condições. Desta forma, de forma justa, nomes brasileiros fazem parte da lista. O D.O.M do chef Alex Atala, já chegou ao posto de 4º melhor do mundo e o restaurante MANI da chef Helena Rizzo já ocupou a 36º posição.

Lista 50th Best Restaurants (clique aqui)

Bem, as listas estão aí para sua avaliação. Analise de acordo com suas preferências, estilos e influências, agende seu lugar no salão e bon appetit !!!