O quanto somos responsáveis por tudo que comemos ?

O quanto somos responsáveis por tudo que comemos ? Muito !

Vegan-Food-on-Childs-PlateSegundo dados da Unesco, o mundo passa por uma epidemia global de obesidade. 42 milhões de crianças menores de 5 anos em todo o mundo estão acima do peso ou obesas. “O resultado é que a próxima geração vai viver menos que os seus pais se não fizermos nada para mudar essas estatísticas terríveis.” diz o Chef de Cozinha Jamie Oliver.

Vamos falar sobre isso. Como você pode ser responsável pela alimentação ? Seus filhos ! Sim, eles comem o que você determina. Uma criança educada com a alimentação de massa, fast-foods, comidas congeladas, estão propensas a desenvolver doenças relacionadas à uma alimentação deficientes em nutrientes e rica em substancias inadequadas para a sua idade.

Jamie Oliver hoje lidera uma campanha mundial contra a obesidade infantil. através de uma petição que será encaminhada ao G20 (grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dosbancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia) na qual obrigue os governos a tomarem uma atitude. A educação nutricional pode fazer uma grande diferença na vida das futuras gerações.

Não é e nunca será uma brincadeira. Olhe para seu filho ou filha agora. Quanto em alimentos industrializados eles são submetidos por dia ? Veja esses dados

Gráfico-pais-e-filhos-02-585x386 (1)

Dá para perceber o volume de açúcar contido nos principais alimentos consumidos por crianças. Aqueles alimentos que costumamos oferecer por acharmos práticos, que requer nosso “precioso tempo” para preparar. Podemos e devemos rever todos os nossos hábitos, principalmente daqueles que estão sob nossa responsabilidade, as crianças. Não podemos cruzar os braços, não podemos ficar depositando nesta conta, onde sabemos que o resultado poderá ser irreversível: a saúde.
Lembre-se que uma alimentação saudável não é sinonimo de alimentos de dietas. Uma criança tem necessidades nutricionais dentro da sua faixa etária. Costumamos servi-las com os mesmo
alimentos que nós adultos consumimos. Tudo deve ter equilíbrio. Carnes, verduras, legumes, frutas, até os chamados “lanchinhos” devem ser consumidos, porém equilibradamente.

O primeiro passo é atrair as crianças para a cozinha. Cozinhar para nós, o loucos do hospício chamado cozinha (leia o post – clique aqui), cozinhar é paixão e diversão, vamos deixar de lado os tablets e tv´s, vamos trazer as crianças para perto de nós. Claro que a simples preparação de um sanduiche para o lanche da tarde pode se tornar uma grande diversão em família. Nunca esqueça de seus hábitos alimentares serão referencia para seus filhos, cozinhem com eles, consumam com eles, tornem sua alimentação saudável e a deles também. Todos ganham.

Vamos começar dentro de casa. Aqui vou propor dois lanches para que essa interatividade entre pais e filhos, avós e netos, seja interessante.

omelette-408x544OMELETE DE TOMATE E MANJERIÇÃO
Ingredientes
2 folhas de manjericão fresco
3 tomates-cereja
2 ovos grandes
sal e pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Rasgue as folhas do manjericão. Corte os tomates cereja ao meio. Quebre os ovos em uma tigela. Adicione uma pequena pitada de sal e pimenta-do-reino.
Bata bem com um garfo até que fiquem totalmente misturados. Coloque uma frigideira pequena antiaderente em fogo baixo para aquecer.
Adicione ½ colher de sopa de azeite à frigideira, coloque a mistura e deixe assar. Com cuidado acrescente os tomates e refogue por 1 minuto.
Dobre o omelete ao meio e polvilhe com as folhas de manjericão. Sirva.

Granola-DAVID-LOFTUS-408x544CAFÉ DA MANHÁ DE GRANOLA

Ingredientes
200g de nozes mistas (amêndoas, avelãs, nozes, castanha do Brasil, nozes pecan)
½ colher de chá de especiarias mistas
500g de aveia em flocos mingau
100g de sementes misturadas (girassol, chia, sementes de gergelim, linhaça)
80g de mel
2 colheres de sopa de azeite de oliva
200g de frutas secas mistas (damascos, tâmaras, amoras, uvas passas, ameixas)
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Em um processador de alimentos, quebrar as sementes- deixar algumas em pedaços maiores.
Em uma tigela grande, misture a nozes, especiarias mistas, aveia, sementes, mel e azeite.
Divida entre dois grandes tabuleiros e espalhe uniformemente.
Coloque no forno quente por 30 minutos, ou até que fique bem dourados, mexendo regularmente.
Quando pronto, retire do forno e deixe esfriar.
Misture as frutas secas, em seguida, coloque em um recipiente hermético até que esteja pronto para comer.
Servir cada porção de granola ( 50g por pessoa) com leite ou iogurte e algumas frutas frescas da estação .

 

Logo banner
O Food Revolution Day é uma campanha que todos devem abraçar. Assine a petição (clique aqui)

“Eu desejo que todos ajudem a criar um movimento forte e sustentável para educar todas as crianças sobre alimentação, inspirar as famílias a cozinhar novamente e capacitar pessoas de qualquer lugar na luta contra a obesidade.”
Jamie Oliver

www.foodrevolutionday.com

www.facebook.com/FoodRevolutionCommunity

Sign it (assine) Share It (compartilhe)
Seja parte desta revolução. Somos responsáveis.