Pratos sob a ótica de um gourmet

954994_fotografar-toda-comida-pode-ser-um-problemaUma prática muito comum hoje em dia entre os amantes da boa gastronomia e curiosos é a fotografia de pratos. Pode ser em um restaurante renomado, em uma lanchonete ou até mesmo em casa, nas aventuras gastronômicas. A fotografia tem enriquecido paginas de Facebook e Instagram de usuários no mundo inteiro.

Mas como devemos fotografar ? Precisamos de uma maquina profissional ? Não necessariamente.

Um simples celular pode fazer esse papel. Uma boa capacidade megapixel para que você tenha uma capacitação de imagem com definição de imagem com qualidade. Tenha sempre em mente que o prato é o foco principal. Se você estiver em um restaurante, primeiro evite chamar a atenção, seja discreto. Sua atitude de fotografar pode parecer um ato de uma pessoa deslumbrada com o que está à sua frente. Portanto, evite se levantar, usar posições acrobáticas dentro de um salão.
Mas vamos lá, você quer mesmo fotografar, iremos sugerir algumas coisas que farão dos seus registros, uma boa fonte de informações:

images (5) images (6)

Iluminação
Verifique se a iluminação ambiente é suficiente para que você fotografe sem o uso de flashs amadores. Estes flashs são direcionais e na maioria das vezes deixa a imagem “pálida”, onde as cores que compõe o prato ficam perdidas. Se tiver que utilizar, conheça primeiro todos os recursos fotográficos da sua máquina ou celular. Para os celulares existem tutoriais na internet que explicam como utilizar o flash com retardo de acionamento.

Plano de Fundo
Exatamente, plano de fundo. Observe onde você esta fotografando, evite clicar com pessoas atrás do prato, sejam sentadas ou transitando. Procure usar a própria mesa como plano de fundo. Guardanapos, taças, arranjos com flores ou talheres são convidativas peças que podem auxiliar na criação de cenário paralelo que irão valorizar a fotografia do prato.

Cores
Nunca deixe de valorizar as cores do prato. Dizem que “comemos com os olhos”, então porque a fotografia não deixaria de explorar isso ? Use filtros na lente da sua máquina para que as cores sejam vibrantes e ricas. Verde bem verde, Amarelo bem amarelo, assim por diante. Para aqueles que optarem usar celulares e postar diretamente nas redes sociais, aplicativos como o Instagram, oferecem recursos que ajudam na melhoria da imagem fotografada. Sendo de uma máquina fotográfica dita “normal”, o Corel Photoshop faz estas correções.

Bom Senso
Isso mesmo, bom senso. Fotografe apenas o que vale a pena. Não desqualificando o hotdog da esquina, mas nem sempre é interessante fotografar. Registre momentos como um novo prato exclusivo de um restaurante, um prato típico de uma região. Esqueça a coxinha da padaria, o saco de pipoca. As pessoas querem ver o que vale a pena ver. Algo novo ou inusitado.

Informações
Sempre que fotografar, informe o que foi fotografado. Não precisa colocar a receita na publicação, basta o nome do prato, mas não deixe de descrever onde foi feito o registro. A indicação do local serve como referencia para que outras pessoas possam conhecer aquele prato que você saboreou.

Making-of-makum-8Com o tempo você irá desenvolver suas técnicas de fotografia. Se puder fazer um curso rápido de fotografia, é válido. O que você aprender, poderá ser usado em outros tipos de registros. Aproveitem.

Comam bem e fotografem também.