Olha o Sanduíche aí gente !!!

download (1)A busca por uma alimentação saudável, rica em nutrientes e que ajudem a manter a forma, fizeram dos sanduíches, a peça fundamental que qualquer cardápio equilibrado. Sejam em academias, lanchonetes especializadas ou até mesmo preparados em casa, os sanduíches vêm ganhando variações que, não deixando de lado sua principal função, enchem os olhos e atraem mais consumidores.

Porem, não devemos deixar de observar o equilíbrio entre ingredientes, não é simplesmente chegar e começar a jogar folhas, embutidos ou patês, sem ao menos entender como eles atuam no nosso organismo e principalmente, em que situações o tipo de sanduíche escolho, deve ser consumido.

Aproveitando o clima de Carnaval, vamos propor alguns tipos de sanduíches que você pode preparar e levar para a folia. Lembre-se que a maior parte da comida de rua não possui uma boa segurança de higiene. Também evite o consumo excessivo de álcool, dê preferência por sucos, água de coco ou água mineral.

 

receita-sanduiche-frango-tomateSanduíche de frango com tomate (rende 4 porções)

Ingredientes

4 colheres (chá) de manteiga em temperatura ambiente
8 fatias de pão de centeio ou integral
4 colheres (chá) de maionese
4 colheres (chá) de mostarda
2 tomates médios firmes
8 fatias de queijo de minas
1 xícara (chá) de picles bem escorridos e picados
2 filés de frango grelhados

Modo de preparo: Espalhe duas colheres (chá) de manteiga em um dos lados de cada fatia de pão. Coloque uma perto da outra, com o lado amanteigado para baixo. Passe, então, meia colher (chá) de maionese e meia colher (chá) de mostarda sobre cada fatia. Corte os tomates em 6 rodelas finas. Por cima do pão, ponha uma fatia de queijo, 3 rodelas de tomate, picles e um filé de frango. Espalhe a maionese e a mostarda. Por cima, coloque as outras fatias de pão e pincele com a manteiga restante. Aqueça bem uma frigideira grande e acrescente dois sanduíches da cada vez. Aperte-os com uma escumadeira e doure por 1 minuto de cada lado.

 

 

receita-sanduiche-vegetarianoSanduíche Vegetariano (rende 2 porções)

Ingredientes:

4 fatias de pão de forma integral
1 cebola cortada em rodelas grossas
6 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 pimentão vermelho picado
200 g de ricota
1 berinjela
6 folhas de alface
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Ponha a cebola cortada em uma tigela e regue com o molho inglês. Deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o azeite e refogue o tomate e o pimentão.  Retire do fogo e junte a ricota. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino até formar uma pasta. Reserve. Corte a berinjela em fatias finas e tempere com o sal e a pimenta. Em uma frigideira antiaderente untada grelhe-a dos dois lados. Reserve. Grelhe a cebola como a berinjela e reserve. Monte o sanduíche: passe a pasta de ricota em uma fatia do pão, ponha a berinjela e a cebola grelhada. Distribua a alface e espalhe novamente a pasta de ricota. Cubra com a outra fatia do pão e sirva em seguida.

Dica: Seque as folhas de alface com um pano de prato limpo ou papel absorvente para não umedecer seu sanduíche.

 

receita-sanduiche-de-veraoSanduíche de Verão (rende 8 porções)

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de coalhada seca
2 colheres (chá) de suco de limão
Sal a gosto
1 colher (chá) de pimenta calabresa
4 fatias de pão de forma integral
4 fatias de tomate bem maduro
6 fatias de peito de peru
4 folhas de alface lavadas e secas

Modo de preparo: Tempere a coalhada seca com o suco de limão, o sal e a pimenta calabresa. Misture bem. Distribua essa mistura sobre as fatias de pão. Corte o tomate em rodelas bem finas e distribua sobre duas fatias de pão. Por cima, arrume as fatias de peito de peru e as folhas de alface. Feche com as fatias de pão restante.

Dica: Se quiser, polvilhe mais pimenta calabresa e sirva com suco de melancia.