Café, da xícara para o prato.

images (3)Ouvimos a palavra Café, vem logo a imagem de uma xícara desta bebida marca nacional. Seja em uma xícara ou até mesmo no copinho, degustada em um boteco, o café sempre está relacionada.
O crescente mercado do café e seus consumidores, nas cafeteiras gourmet, fez o café mais evidente na vida dos brasileiros. Porem os chefs descobriram e provam que este saboroso pó também pode ser levado aos pratos. Receitas incríveis estão surgindo, criando uma harmonia impressionante. O que imaginávamos como algo exótico, com sabor extremo, está sendo derrubado com preparações equilibradas e surpreendentes.
O café pode fazer parte de um menu bem elaborado, onde a criatividade pode e vai causar uma grata surpresa aos consumidores.

Vamos sugerir um almoço para 2 pessoas, onde o Café será o destaque. Desde a entrada até aquela xícara no final da degustação.


recipe__grilled_tuna_with_coffee_and_hollandaise_sauce_1391596685ENTRADA

Atum grelhado com Café e Molho Holandês
400 gramas de lombo de atum filé
1 colher de sopa de pó de café preto torrado
1 xícara de molho holandês
50 gramas de cogumelos fatiado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de salsa picada
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta branca

Modo de Preparo
Tempere com sal e pimenta o lombo de atum, em seguida, deixe marinar coberto com colher de chá de café. Sele em uma frigideira por 2 minutos todos os lados e reserve. Refogue o cogumelo no azeite de oliva, e reserve. Coloque em assadeira forrada com papel manteiga o lombo de atum e cubra com cogumelo. Despeje a mistura de molho holandês e creme de leite, leve ao forno (180º) por 10 minutos até dourar. Coloque no prato decorado com salsa picada e fatias de limão.

carréPRATO PRINCIPAL
Carré Suíno com Blini e Molho de Café
Zestes (raspas) de 1 limão
Zestes (raspas) de 1 laranja
1 colher de sopa de café moído (preferência por café forte)
2 colher de chá de tomilho fresco (picado)
2 peças de carré suíno (230g cada)
2 colheres de sopa de Azeite de oliva
200ml de Vinho Tinto (Syrah ou Malbeq)
2 colheres de cereja em conserva
Grãos de pimenta do reino
Sal e pimenta

30 gr de Flocão ou fubá
25 gr de farinha de trigo
25 gr de farinha de mandioca
5 gr de fermento fresco
1/2 colher de sopa de açúcar
2 claras de ovo
1 gema de ovo
1/2 colher de sopa de cebolinha picada
1/2 colher de sopa de salsinha picada
15 ml de leite morno
1 colher de sopa de manteiga derretida.

Modo de Preparo
Blini de Milho
Misture o leite morno com o fermento e deixe descansar por 5 minutos.Em um bowl, junte a farinha de milho, de trigo e a de mandioca. Faça uma cova no centro e coloque o leite com o fermento dissolvido. Acrescente o sal e açúcar. Adicione as gemas e misture bem até ficar uma massa homogênea. Deixe crescer durante uma hora e meia em temperatura ambiente. Bata as claras em neve e misture delicadamente a massa. Acrescente salsinha e cebolinha e a manteiga. Frite por 3 minutos de cada lado numa frigideira pequena.
Coffee Rub
Em um forno pré-aquecido a 180°, coloque as raspas de limão e laranja em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno para secar até que toda a umidade seja evaporada. Coloque as raspas em uma tigela e misture com café moído e tomilho.
Carré de Suíno
Aqueça o forno a 220°, coloque as peças de carré que foram misturados ao Coffe Rub, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e adicione o azeite, as peças de carré e sele em ambos os lados. transfira para uma assadeira e deixe concluir no forno por aproximadamente 12 minutos. Na frigideira, sem retirar o que sobrou de gorgura e café, adicione o vinho, as cerejas e grãos de pimenta do reino, deixe ferver, mexendo sempre, até o vinho reduzir e formar um molho expresso.
Para montar o prato, coloque o blini, por cima a peça de carré e cubra com o molho, Decore com folhas de salsinha.

panna cottaSOBREMESA
Panna Cotta de Café Expresso
1 envelope de gelatina sem sabor
100ml xícara de leite
350g xícaras de Creme de leite
100g de açúcar
2 colheres de sopa Pó de café expresso
1 pitada de sal
Raspas de Chocolate Amargo e Chocolate Branco

 

Modo de Preparo
Em uma panela pequena, polvilhe a gelatina sobre o leite, deixe descansar por 1 minuto. Aqueça em fogo baixo, mexendo até que a gelatina esteja completamente dissolvida.  Junte o creme de leite, açúcar, pó de café e sal. Cozinhe e mexa até que o açúcar se dissolva. Retire do fogo. Despeje em taças e leve à geladeira por 2 horas. Pouco antes de servir, decore com raspas de chocolate.

 

Para terminar, caso ainda tenha a vontade de tomar um bom cafezinho, que tal uma receita de café americano?

Receita do Café Brûlot é ao melhor estilo americanoCAFÉ AMERICANO
2 xícaras de café expresso bem forte
1/2 colher de sopa de raspas de canela
1/2 colher de chá de cravos
Raspas de laranja e limão (sem a parte branca)
50ml de Conhaque
80ml de licor de laranja
1 colher de sopa de açúcar cristal

 

Modo de preparo
Misture a canela, as raspas de laranja e limão (reserve um pouco desses dois ingredientes para enfeitar), cravos, licor de laranja e o conhaque (reserve um pouco) em uma panela e coloque em fogo médio. Quando começar a ferver adicione o açúcar cristal mexendo sempre. Remova do fogo. Coloque o que sobrou do conhaque. Em taças coloque o café expresso e complete com a mistura que foi fervida. Decore com as raspas.

 

Não deixe de apreciar o café, das mais diversas formas. Renda-se ao sabor !