Os Magos Espanhóis

ineedspaincampaign-photo

Quando falamos da Espanha e principalmente sobre a nova cozinha espanhola, não temos como fugir e deixar de citar o nome de Ferran Adriá.

ferranFerran Adriá

O chefe catalão de 52 anos é o ícone da “nueva cocina” que surgiu em meados dos anos 80. Requintado, Adriá é considerado pela maioria, o maior chef do mundo. Sua gastronomia durante os anos que comandou o emblemático El Bulli, na cidade de Roses, na Costa Brava espanhola, foi vista como a revolução mais moderna da alta gastronomia. Atala-cogumelosAssociando gastronomia molecular, terroir e elementos encontrados em outros países, através de suas viagens, Ferran Adriá, marca até hoje uma influencia nos jovens chefs, mesmo com o fechamento do Ell Bulli em 2013.

 

Porém a Espanha também possui outros ícones da alta gastronomia. É sobre estes chefs, que iremos falar um pouco hoje.

roccaJoan Rocca
Nascido de pais culinaristas, primeiras memórias de Roca da cozinha estão com sua mãe na cozinha de sua família. Ela não foi apenas cozinhar para Joan, mas para os clientes do restaurante típico da família que servia cozinha tradicional catalã. Seria inevitável então, que todos os três irmãos, Joan, Josep e Jordi Roca acabassem no negócio do restaurante.prawns

Depois de ir para a escola de culinária em Girona, Joan, junto com seus dois irmãos, abriram seu próprio restaurante, El Celler de Can Roca, ao lado de seus pais El Restaurant de Can Roca. A revolução da sua cozinha transportou o restaurante para o anais da lista dos maiores do mundo sendo, em 2013 eleito o melhor restaurante pela revista Restaurant Magazine.

logo celler

El Celler de Can Roca

www.cellercanroca.com/

1396028527_graAndoni Luis Aduriz
Antes de se tornar um nome de culinária domiciliar em seu próprio direito, Andoni Luis Aduriz trabalhou com quase todos os grandes nomes espanhóis. Depois de estudar na Escola de Cozinha Donostia em San Sebastian, Espanha, Aduriz trabalhou por Ramón Roteta, Hilario Arbelaitz, Jean Louis Neichel, Juan Mari Arzak, Fermín Arrambide, e Pedro Subijana.
Em 1993, ele se juntou à equipe no El Bulli sob Ferran Adrià até 1996. Dois anos depois, Aduriz começou a trabalhar por conta própria no Mugaritz.

adria_031Descrito pela imprensa gastronômica internacional como “o fenômeno gastronômico mais importante no cenário mundial nos últimos tempos”, Aduriz foi ganhando destaque com diversos premios: Prémio Nacional de Gastronomia, pelo guia espanhol Lo Mejor de la Gastronomía “Chef do Ano” e “Patissier do Ano” em 2002. Em 2003, o basco Gastronomia Academia concedeu-lhe o “Prémio Euskadi para Gastronomia para o Melhor Restaurateur “. Em 2005 o Guia Michelin atribuiu-lhe uma segunda estrela. Em 2006 Mugaritz obtido o 10º lugar na lista “50 Melhores Restaurantes do mundo”, concedido pela Restaurant Magazine. Atualmente ocupa a 6ª posição..

mugaritz

Mugaritz

www.mugaritz.com

RESTAURANTE_ARZAK_040_K45JLKJuan Mari e Elena Arzak

Juan Mari Arzak descobriu sua vocação ainda criança, em casa e no restaurante de seus pais na cidade de San Sebastián. O restaurante foi herdado por seus pais, que decidiram transformá-lo em uma casa de pasto, que em pouco tempo ganhou fama. O pai de Juan Mari morreu quando ele era uma criança, mas sua mãe, Paquita Arratibel, continuou o negócio da família e passou em seu amor de cozinhar para o seu filho. atravésde receitas de ancestrais e a importância do uso bons ingredientes, noções que lhe foi muito útil durante toda a carreira de Arzak Juan Mari viajou para Madrid para estudar Arquitetura mas retorna à San Sebastián. Ele estudou na Escola de Hotelaria Depois de alguns anos na França volta para se juntar ao negócio da família sob as ordens de sua mãe. Arzak não mede elogios por tudo que ele aprendeu com ela.

azarkHoje, o restaurante Arzak é gerido por Juan Mari e sua filha Elena, que tem seguido fielmente os seus ensinamentos. Elena estudou em escolas de serviço em Espanha, França e Suíça, além de ter trabalhado em restaurantes de alto nível, incluindo elBulli com Ferran Adrià. Mas seu plano sempre foi voltar para casa, e hoje ela é a  responsável pela transformação do restaurante que o colocou entre os dez melhores do mundo.

azark logo

Arzak Ametsa

www.arzak.es

Atualmente a gastronomia espanhola é a mais festejada no mundo. Estudantes de gastronomia buscam as escolas para estarem em contato com o conceito das “terras do rei”. Seja através das tradições, com Paella, Tortilhas e Jamón Ibérico Pata Negra ou das inovações da alta gastronomia, que fizeram dos espanhóis e seus chefs, uma referência.