Chocolate, como não resistir.

Melted-Chocolate

É difícil encontrar uma pessoa que não resiste ao chocolate. Faz parte da nossa infância e nos tormamos adultos sem abandoar o habito do seu consumo. Não há momento certo para se comer um pedaço de chocolate. Lembramos daquela fuga durante a madrugada para abrir um unico bombom que não faz mal.
O chocolate traz beneficios para a saúde. Os chocolates amargo ou meio amargo vão, principalmente, melhorar a circulação sanguínea e ;prevenir o câncer, devido a sua riqueza em antioxidantes. Outros benefícios do chocolate amargo são:

  • Fazer bem ao coração porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides que possui, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas;
  • Estimular o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína;
  • Dar sensação de bem estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina.

Hoje o Chocolate ganhou uma conotação Gourmet. São versões das mais variadas, alterando a porcentagem de cacau na mistura. Veja a tabela:

  • EXTRA AMARGO: 76 – 90% cacau
  • AMARGO: 51 – 75% cacau (sólidos de cacau e manteiga de cacau)
  • MEIO AMARGO: 35 – 50% cacau
  • AO LEITE: 10-25% cacau, que inclui cacau sólido, manteiga de cacau, mais de 12% de leite e açúcar.
  • BRANCO: seus componentes principais são: leite, manteiga de cacau e açúcar. E, muitas vezes, a manteiga de cacau é quase totalmente substituída por gordura vegetal hidrogenada (a de pior qualidade biológica).
  • DIET: é aquele que NÃO CONTÉM algum nutriente. Os chocolates diets são assim chamados por não possuírem o açúcar, porém podem possuir uma quantidade elevada de gordura.
  • LIGHT: aquele que contém algum nutriente em MENOR QUANTIDADE. Sua composição pode variar muito, por isso, fique atento ao rótulo, e veja qual nutriente ele tem menos, e se possui algum em altas quantidades, em comparação à um chocolate normal.
  • SEM GLÚTEN: o chocolate puro é naturalmente já não possui glúten, porem no seu processo de produção, toma-se cuidado para não haver mistura com algum outro ingrediente.
  • SEM LACTOSE: O leite utilizado na produção é substituído pelo leite de soja, ou algum outro isento de lactose.
  • DE SOJA: são produzidos exclusivamente com leite de soja
  • CHOCOLATE PROTEICO (COM WHEY PROTEIN): Com a adição de Whey Protein, este chocolate sacia a fome e também ajuda a tonificar a musculatura.

chocolate 01O mercado mundial deve crescer até 2018, cercade 10% segundo a Organização Internacional do Cacau (OIC). Prova que, mesmo com as indicações para o controle do consumo, uma alimentação saudável, com menos açúcar, o chocolate tem seu público garantido. Dentre as principais marcas do mundo temos: Amedei (Itália), Godiva (Bélgica), Confiserie Sprüngli (Suíça) e Valrhona (França). No Brasil temos principalmente as marcas Kopenhagen e Cacau Show.

Não sou um especialista em doces. Raramente trabalho com sobremesas, mas tenho uma receita com chocolate que é irresistível e você não consegue comer apenas um.

tatturo

Tatturo de Chocolate, Aveia e Castanha de Caju

Ingredientes:

1,2 kg de chocolate meio amargo em pedaços
300 g de margarina
260 g de aveia em flocos
260 g de biscoito maisena picado
180 g de castanha de caju picada

Modo de Preparo
Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Deixe o chocolate com uma consistência pastosa. Ainda quente coloque os outros ingredientes aos poucos, misture bem, deixe esfriar.
Sobre uma superfície lisa, abra um filme plástico, espalhe a massa sobre o filme deixando uma sobra nas bordas laterais, feche o filme plástico e molde com as mãos ate formar um cilindro. Amarre as pontas (procure tirar o ar)
Leve para a geladeira por duas horas para endurecer.
Corte em rodelas ainda com o filme.

Lembrem-se: Não exagerem no consumo !!!!!!