Os chefs fora da cozinha também são normais

6a0133ec96767e970b014e8bba9cfd970dQuem imagina uma vida presa entre panelas e fogões, não imagina que alguns dos maiores e mais conhecidos chefs no Brasil e no mundo, tem ou tiveram um outro tipo de atividade, seja de lazer ou profissional.

O que pode ser encarado como curioso, podemos dizer que é algo normal pois “somos normais por mais que não parecemos”. A maioria dos profissionais de atividades intensas possuem um hobby como meio de fuga de uma jornada de trabalho estressante e desgastante até fisicamente.

Longe da gritaria de um restaurante, da exigência imposta pela competitividade que a gastronomia tomou forma hoje, os chefs tem este outro lado “civilizado”, vamos falar de alguns:

ALEX ATALAAlex Atala

O mais premiado e renomado chef brasileiro já foi no passado punk e DJ no famoso clube noturno chamado Rose Bom Bom, na capital paulistana. Ao se mudar para a Europa, trabalhou como pintor de paredes até fazer um curso de culinária para manter o seu visto na Bélgica. Daí toda a sua trajetória nós já conhecemos. Atualmente um dos seus passatempos é praticar jiu-jitsu.

o-HELENA-RIZZO-facebookHelena Rizzo

Antes de encarar as panelas e chegar ao topo, eleita a melhor chef mulher do mundo em 2014, a gaúcha Helena enfrentava as maquinas fotográficas como modelo. Mas ao se mudar para São Paulo, decidiu dedicar-se à gastronomia e foi atrás de trabalho, começando como estagiária do extinto Roanne em 1997, sob a batuta do francês Emmanuel Bassoleil. Depois segue para a Espanha e lá ganha experiência para quando voltar ao Brasil, imediatamente se destacar.

17432a3a-3656-419f-b827-eb080254d1c2_625x352Gordon Ramsay

Inquieto, cara de mau, o escocês Ramsay foi jogador de futebol na adolescência no time sub-17 do Glasgow Rangers mas uma lesão no joelho interrompeu sua carreira e em busca de outra atividade acabou se tornando uma dos maiores chefs do mundo, apresentador de TV e escritor. Possui 3 estrelas Michelin e mais de 27 restaurantes espalhados pelo mundo com o seu nome.

2 (1)Guga Rocha

Antes de aparecer para o publico brasileiro no reality show do programa Mais Você da Rede Globo, o chef alagoano soltava a voz nos palcos de Maceió e de outras capitais do Nordeste com uma banda de rock chamada Arcanjo, isso por volta do anos de 2001 e 2002. Até hoje Guga faz referências as suas veias musicais, fazendo paródias com uma guitarra no programa que ele apresenta, Homens Gourmet no canal Fox Life.

Outros chefs também tem seus hobbys ou tiveram outras atividades:

Henrique Fogaça – motos, artes marciais e sua banda de hardcore Oitão

Carlos Bertolazzi – tambem tem uma banda de rock, Los Cannol

Ana Luiza Trajano – formada em Administração de Empresas, herdeira do Grupo Maganize Luiza, optou pela gastronomia

Rodrigo Oliveira – abandonou o curso de Engenharia Ambiental para estudar gastronomia

3307970533079710Eu mesmo tenho uma “vida normal”. Administro uma empresa da família na área de aviação e nas horas, poucas e raras, jogo Paintball e toco guitarra em uma banda de poprock chamada Desplug. Na mesma época da banda do Guga Rocha, eu tinha uma banda em Aracaju chamada Subburbia.