Ferro e Fogo

  faca

A mais emblemática ferramenta do chef de cozinha, a faca passou por gerações de cozinheiros nunca saiu dos olhares de todos. Muitas vezes a faca do chef revela sua personalidade. Seja pequena, moderna, clássica, estilizada, este item nunca deixará de ser a peça mais importante na bagagem de um cozinheiro.

 

Tenho o privilégio de empunhar facas feitas artesanalmente da marca ORK Organic Knives.

 

A ORK (Organic Knives) é uma empresa brasileira que produz facas artesanais. Aplicando design ao processo milenar de confecção de facas, as peças são trabalhadas pelo designer/cuteleiro Daniel Gontijo, que herdou de seu pai a técnica e a paixão pela cutelaria. O resultado é apresentado através de produtos com forte carga tradicional e olhar contemporâneo.

daniel

Daniel orienta os cuidados que voce deve ter para preservar e dar longevidade para a sua faca. A marioria das facas utilizam aço carbono 52100. Os aços carbono são afiados mais facilmente e conservam melhor o fio do que os aços inoxidáveis, porém é necessário ter alguns cuidados para evitar a oxidação. São eles:

 

* Logo após o uso, lavar e secar bem a peça.

* Nunca lave com a parte mais áspera da bucha, pois cegará o fio.

* Se o uso não for frequente, passe uma fina camada de azeite ou silicone em toda a lâmina.

* Evite guardar a faca junto com outros talheres e utensílios, devido ao atrito que pode cegar o fio e arranhar a lâmina.

* Não corte nada sobre superfícies duras como pedra, cerâmica, vidros, metais, etc. É ideal utilizar tábuas de madeira ou plástico, caso contrário a faca perderá o fio muito rapidamente.

 

ORGANIC KNIVES

Daniel Gontijo

Sete Lagoas – MG – Brasil

http://www.organicknives.com

organicknives@gmail.com

Tel: 55 031-3771 1790
Cel: 55 031-8736 1790